Igreja vs Ciência.

|
Medicina, comunicações eletrônicas, viagens espaciais, manipulação genética, estes são os milagres sobre os quais agora falamos ás nossas crianças. Estes são os milagres que alardeamos como prova de que a ciência nos trará as respostas. As historias antigas de concepções imaculadas e mares que se abrem não sao mais relevantes. Deus ficou obsoleto. A ciência venceu a batalha. (...)
A ciência pode ter aliviado os sofrimentos das doenças e dos trabalhos enfadonhos e fatigantes, pode ter proporcionado uma série de aparelhos engenhosos para nossa conveniência e distração, mas deixou-nos em um mundo sem deslumbramento. Nossos crepúsculos foram reduzidos a comprimentos de ondas e freqüências.As complexidades do universo foram desmembradas em equações matemáticas. Ate nosso amor-próprio de seres humanos foi destruído. A ciencia proclama que o planeta Terra e seus habitantes sao um cisco insignificante no grande plano. Um acidente cósmico.
Até a tecnologia que promete nos unir, ao contrário, nos divide. Cada um de nós esta hoje eletronicamente conectado ao globo interio e entretanto, todos nos sentimos sós. Somos bombardeados pela violência, pela divisao, pela desintegração e pela traição. O ceticismo passou a ser uma virtude. O cinismo e a exigência de provas para tudo se converteram-se em pensamento esclarecido. Alguém ainda se admira que as pessoas hoje se sintam mais deprimidas e derrotadas do que em qualquer outra ocasião da historia do homem? Será que existe alguma coisa que a ciência considere sagrada? A ciência procura respostas usando fetos não-nascidos como material de pesquisa. A ciência até se atreve a reorganizar nosso DNA. Despedaça o mundo de Deus em parcelas cada vz menores em busca de significados e só encontram mais perguntas. (...)
A religião não tem capacidade para acompanhar isto. O crescimento científico é exponencial. Alimenta-se de si mesmo com um vírus. Cada novo avanço abre caminho para outros avanços. A humanidade levou milhares de anos para evoluir da roda para o carro. E apenas décadas do carro para o espaço. Atualmente, calculamos por semana o progresso cientifico. Estamos girando fora de controle. O abismo entre nós se aprofunda sem parar e á medida que a religião vai ficando para trás, as pessoas se vêem em um vazio espiritual. Imploramos pelo sentido das coisas. E acreditem, imploramos pelo fato. Vemos OVNI's, freqüentamos mediuns, buscamos contatos com os espiritos, experiências extracorpóreas, mas sao descaradamente irracionais. São o grito desesperado da alma moderna, solitaria e atormentada, deformada por seu propio esclarecimento e por sua incapacidade de aceitar que haja sentido em qualquer coisa qeu seja estranha é tecnologia. (...)
A ciência, dizem voces, vai nos salvar. A ciência, digo eu, nos destruiu. Desde o tempo de Galileu, a Igreja vem tentando diminuir o ritmo da marcha implacável da ciencia, as vezes por meios equivocados, mas sempre com intenções benéficas. Ainda asim, as tentações sao grandes demais para o homem resistir. previno-os, olhem em torno de si. As promessas da ciencia nao foram mantidas. AS promessas de eficiência e simplicidade resultaram somente em poluição ec caos. Somos uma especie despedaçada e frenética,seguindo um caminho que leva á destruição. Quem é esse deus-ciência? Quem é esse deus que oferece poder a seu povo, mas nenhuma estrutura moral para lhe dizer como usar este poder? Que tipo de deus da fogo a uma criança, mas nao a avisa sobre seus perigos? A linguagem da ciencia nao vem com diretrizes sobre o bem eo mal. Os livros científicos explicam-nos como criar uma reação nuclear, mas não tem nenhum capitulo discutindo se é uma boa ou má ideia.
(...)
Nem perguntamos por que voces nao se controlam, pois como poderiam? Seu mundo anda tao depressao que, se parrarem por um instante que seja para refletir sobre as implicaçoes de seus atos, alguem mais eficiente pode ultrapassa-los em um piscar de olhos. Por isso, voces vao em frente. Promovem o aumento das armas de destruilçao em massa, mas é o Papa quem tem de viajar pelo mundo suplicando aos líderes que tenham prudência. Clonam ciraturas vivas, mas é a Igreja que tem de lembrar a necessidade de considerarmos as implicaçoes morais de nossos atos. Incentivam as pessoas a integarir atraves de telefones, telas de video e computadores, mas é Igreja que abre suas portas e no lembrar de comungar aqui, no mundo real, que é como se deve fazer. Voces ate matam bebes que ainda nao nasceram em nova de pesquisas que salvarão vidas. Mais uma vez, cabe a igreja comprovar a falácia de tal raciocínio.
E o tempo todos, voces proclam que a igreja é ignorante. Quem é mais ignorante, porém? O homem que nao sabe definir o raio que cai durante um temporal, ou o que não respeita seu poder admirável? Esta igreja esta tentando chegar a voces. Esta tentando chegar a todas as pessoas. E todavia, quanto mais tentamos, mais voces nos repelem. Mostrem-nos uma prova da existência de Deus, dizem voces. E eu respondo, usem seus telescopios para olhar o céu e me digam, como é possivel não haver um deus! Voces perguntam com que deus se pareçe, e eu, opr minha vida pergunto tambem: de onde vem essa pergunta? A resposta é uam só, a resposta é a mesma. Não vêem Deus em sua ciência? Como podem deixar de vê-lo! Voces proclamam que a menor alteração na força da gravidade ou no peso de um átomo teria convertido nosso universo em uma nevoa sem vida em vez do magnifico mar de corpos celestes que contemplamos, e ainda assi deixam de ver a mão de Deus nisso? Será que é mesmo tão mais facil acreditar que escolhemos a carta certa em um baralho em que ha bilhoes delsa? Sera que estamos tao falidos espiritualmente que preferimos acreditar numa impossilibidade matematica e não em um poder maior que nós?
Se vocês acreditam em Deus ou não, têm de acreditar nisto: quando nós, como especie abandonamos a confiança em um poder maior que nós, abandonamos tambem nossa noçao de obrigatoriedade de prestas cotnas. A fé, todas as formas de fé, sao advertências de que existe algo que nao podemos comprrender, algo a que temos de responder. Com fé, prestamos contar uns aos outros, a nós mesmos e a uma verdade maior. A religião é falha, mas porque o homem tambem é falho. Se o mundo exterior pudesse ver esta igreja como eu vejo, além do ritual dentro dessas pares, veria um milagre moderno, uma fraternidade de almas imperfeitas e simples, querendo apenas ser uma voz de compaixão em um mundo do qual se esta perdendo o controle. (...) R E F L I T A M!
- Anjos e Demônios.

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, há muito o que se pensar sobre a igreja e a ciência, nessa disputa que eu, particularmente, considero eterna. Enquanto elas duas brigam, vou ficar em ksa, dormindo que é o melhor que eu faço _O_

Titio disse...

É... complexo.

giulia :] disse...

eu não li. grande!

Postar um comentário